-
Arquitetos: Alvisi Kirimoto + Partners, Studio Gemma
- Área: 1500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marco Cappelletti
-
Fabricantes: Acustico, BOSE, Déco Ultrashield , Iguzzinni, Kebony, LAMM, MARAZZI, Odiccini, Pietranet, Ponzio Bond , Romana Ponzio , Schindler , Serge Ferrari, Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. Perto da Villa Ada, no coração do distrito de Parioli em Roma, Alvisi Kirimoto com o Studio Gemma projetou um novo núcleo central rodeado por vegetação para o campus da Universidade LUISS Guido Carli. A intervenção, que complementa os ambientes universitários e valoriza os espaços verdes do entorno, envolveu a demolição de uma cobertura existente, sujeita a condicionantes paisagísticas, além da construção e da ampliação de um edifício educativo.
O centro, que se desenvolve em dois níveis, numa área total de 1.500 m2, posiciona-se no ponto mais acessível e pitoresco da paisagem do complexo, junto a um pequeno bosque situado ao sul do terreno, no último prolongamento do parque e da praça principal do campus.
O projeto parte da ideia de elevar o volume para se conectar diretamente com as copas das árvores, liberando ao máximo o térreo. Este último abriga a entrada, uma sala de aula e áreas de serviço, enquanto o andar superior abriga um teatro e duas salas de aula.
Envolvido por vegetação e com a sua pele permeável e transparente, o edifício parece dissolver-se na paisagem, evocando a clássica casa na árvore, de onde vem não apenas a sua silhueta mas também a dimensão acolhedora e quase “caseira” dos espaços personalizados projetados para os alunos.
Os interiores foram cuidadosamente pensados para garantir uma grande versatilidade e acolher diversas atividades educativas, culturais, artísticas e sociais, desde conferências a aulas presenciais, noites de gala e exibições de filmes. O anfiteatro – projetado para usos múltiplos – e as salas de aula, projetadas para redefinir o equilíbrio entre o ensino presencial e o ensino à distância, são equipadas com sofisticados sistemas de conferência audiovisual perfeitamente integrados à arquitetura.
Uma escada cruzada conecta os dois níveis por meio de um espaço de pé-direito duplo, enquanto uma terceira escada conecta o primeiro andar com o exterior. O térreo, visivelmente recuado, realça ainda mais a leveza do volume superior e cria um espaço simultaneamente aberto e coberto, equipado para cursos e atividades ao ar livre.
Revestido com ripas de madeira natural e vidro, o pavimento superior projeta o edifício na copa das árvores, criando um diálogo privilegiado entre arquitetura e contexto, e oferecendo um corte transversal dinâmico que revela as atividades que ocorrem em seu interior.
As cores, texturas e materiais do projeto foram escolhidos com a mesma sensibilidade: as tonalidades do revestimento metálico e do reboco texturizado se misturam com a nuance quente da madeira, em um jogo equilibrado de referências e contrastes. Inspirado em princípios de design sustentável e feito de materiais naturais, o edifício ganhou a prestigiada Certificação LEED Platinum.
Os painéis acústicos suspensos que definem o forro do anfiteatro, de cor vermelho coral, captam a atenção do exterior, enquanto a sua silhueta orgânica reforça o diálogo com a floresta adjacente. O mesmo vermelho marcante caracteriza o mobiliário e alguns elementos das salas de aula, um detalhe refinado que confere grande coerência visual a todo o complexo, principalmente quando o edifício ganha vida no início da noite.
Os espaços exteriores foram redesenhados com pavimento de saibro, enquanto um caminho, protegido pela sombra de um renque de azinheiras, conecta a floresta à praça. Todas as áreas externas foram equipadas e projetadas para estimular o estudo, reuniões informais, relaxamento e diversão, oferecendo infinitas possibilidades de agregação e grande flexibilidade de uso.
Assemelhando-se a um enorme telescópio que se projeta sobre a vegetação e vigia a praça abaixo, o projeto de Alvisi Kirimoto torna-se o novo ponto focal da vida no campus universitário.